• Veja as cotações:
Veja a cotação das principais bolsas:
http://economia.uol.com.br/cotacoes/
}
11/12/2014
Banco Central mantém aperto nos juros e taxa Selic vai a 12,75%
O BC decidiu manter o ritmo de aperto nos juros básicos.
11/12/2014
Banco Central mantém aperto nos juros e taxa Selic vai a 12,75%
O BC decidiu manter o ritmo de aperto nos juros básicos.

É o maior patamar para a taxa desde dezembro de 2008, quando a Selic estava em 13,75% ao ano 

Mesmo com a economia em marcha lenta, o Banco Central (BC) decidiu manter o ritmo de aperto nos juros básicos, numa decisão já amplamente esperada pelo mercado financeiro. Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 12,75% ao ano. 

É o maior patamar para a taxa desde dezembro de 2008, quando a Selic estava em 13,75% ao ano. Com o novo aumento, o Brasil se consolida na liderança do ranking mundial de taxas de juros mais altas. 

Simulação da consultoria econômica Moneyou mostram que a taxa real – que desconta a inflação projetada para os próximos 12 meses – chegou a 5,28% ao ano. A China, que no domingo cortou os juros, está na segunda posição, com 3,18%. A decisão deixa claro que o BC, apesar dos riscos de aprofundar uma recessão no país, está mais preocupado com o comportamento da inflação. 

Com os reajustes de impostos e de preços administrados pelo o governo, como combustíveis e conta de luz, a carestia vem batendo pesado na renda das famílias. 

Na avaliação dos analistas de mercado financeiros consultados pelo BC na pesquisa Focus, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá alcançar 7,47% até dezembro – o maior patamar desde 2004.